A Legislação da SIPAT está prevista na Portaria nº 3.214, NR-5, item 5.16, letra O. As empresas que estão obrigadas a constituir CIPA devem realizá-la anualmente, desenvolvendo palestras SIPAT e atividades com temas voltados para segurança e saúde do trabalhador, e a sua realização pode ser em qualquer mês no ano, já que a NR-5 não menciona sobre datas específicas para a realização.
Quais temas podem ser tratados na SIPAT?
A NR-5 não menciona nenhum tema obrigatório para ser realizado durante a SIPAT. Algumas empresas entendem que devem tratar, durante essa semana, o tema HIV/AIDS, mas, não existe a obrigatoriedade de fazer dessa forma nesse momento, mas sim, a qualquer tempo durante o ano. O que muitas empresas fazem é realizar as 2 atividades em conjunto, assim, cumprem rigorosamente a legislação. Porém, fica a critério da empresa fazer o tema AIDS ou não durante a semana da SIPAT.
Etapas para planejar e organizar a SIPAT
– Elaborar um cronograma de atividades;
– Identificar as necessidades de recursos financeiros;
– Definir os temas que merecem ser trabalhados;
– Procurar por atividades interessantes e, preferencialmente, palestras SIPAT que saem do comum e do que é repetitivo.
– Identificar os potenciais parceiros, fornecedores e palestrantes;
– Preparar material de divulgação interna;
– Realizar a sensibilização dos colaboradores para participação;
– Considerar a possibilidade de distribuir brindes promocionais e realizar sorteios.
Qual tema devo escolher para minha SIPAT
Como não existem temas obrigatórios, lembre-se de ser criativo e de criar um momento de aprendizagem para seus colaboradores.
– Trabalho em Equipe e Relacionamento Interpessoal
Boa parte das doenças nas empresas surge devido ao clima organizacional impactado relacionamentos tóxicos. Para ter desempenhos adequados e atingir bons resultados, as pessoas precisam estar motivadas e felizes. O bom relacionamento é um dos principais fatores de motivação e do clima saudável. Janderson Santos pode adaptar sua palestra para que fique com a cara de sua empresa.
– Motivação
Ninguém duvida que o profissional motivado tem mais resultados, além de trabalhar com mais segurança e dedicação. Palestras motivacionais podem ajudar a vida pessoal de seu colaborador, fazendo assim, que ele entregue muito mais resultado para a empresa.
– Qualidade de Vida
É importante trabalhar esse tema de maneira mais ampla, indo além do tradicional discurso sobre alimentação e exercícios físicos. Falar sobre autoestima, entusiasmo e felicidade também impacta positivamente. Qualidade de vida é o método utilizado para medir as condições de vida de um ser humano ou é o conjunto de condições que contribuem para o bem físico e espiritual dos indivíduos em sociedade.
– Protagonismo e iniciativa
O colaborador precisa assumir a responsabilidade e a proatividade sobre seus atos e entender a importância de ser o autor de suas próprias atitudes. Isso evita acidentes e melhora a preocupação preventiva com a saúde.
– Mudanças comportamentais
Estimular a mudança de hábitos negativos para as práticas positivas é o que gera o engajamento com os comportamentos saudáveis. A mudança comportamental significa alterar a sua forma de agir para alterar seus resultados.
– Propósito de vida
Muitas vezes precisamos parar e pensar naquilo que nos move em direção aos objetivos. Quais são os motivos que nos impulsionam? Com um novo sentido na vida, as ações são mais seguras. Objetivos estão relacionados com o quê você quer alcançar. Propósito tem a ver com o porquê você escolhe um objetivo. Sem um porque suficientemente forte, de nada adiante traçar objetivos. A realização por alcançá-los só se torna duradoura e verdadeira quando suas conquistas estão alinhadas com seu propósito de vida.
– Superação de desafios
Sabemos que os resultados dependem do engajamento e envolvimento de cada um. Tratar esse tema na SIPAT é uma excelente injeção de ânimo para a superação de desafios, entre eles, a busca incansável e disciplinada das práticas adequadas ao ambiente de trabalho. Dentro dessa temática pode ser aplicada dinâmicas e atividades.
Como Escolher um Bom Palestrante?
A escolha de um bom palestrante vai muito além do preço cobrado. Cuidado!
Evite contratar um palestrante baseado no preço cobrado. Contratar um palestrante barato apenas para cumprir “tabela” faz seu evento se tornar chato e enfadonho. Invista em palestrantes capazes de passar a mensagem de forma clara, objetiva e lúdica.
Conheça Janderson Santos
Assista ao vídeo
Solicite uma proposta e veja como podemos ajudar sua SIPAT