Feedback é permitir que as pessoas saibam como estão indo em suas funções. É dizer se o trabalho que está sendo feito, está atingindo ou não as expectativas da empresa. Todos os vendedores de sua equipe precisam de um feedback. Na ausência dessa informação da liderança, sua equipe acabará criando a própria avaliação e resultado geralmente será negativo.
Temos um péssimo pensamento quando achamos que devemos dar feedback apenas negativo. Ou seja, quando um vendedor está indo mal. Porém quando um membro de sua equipe recebe apenas feedback negativos, ela começa a se preocupar mais em proteger do que em atingir as metas. Fazendo que seu desempenho seja o mínimo necessário para não levar bronca do chefe.
Esteja sempre atento aos acertos da equipe e desenvolva o hábito de elogiar sempre que possível. Isso vai motivar a todos a acertar mais do que errar.
Mas, se for necessário fazer um feedback a alguém que está com mal desempenho, faça-o. Imediatamente! Porém, o faça em particular. Preservar a integridade da pessoa vai contar pontos a seu favor e contribuir para deixar a pessoa mais favorável ao seu pedido de melhoria.
Diga exatamente por que a chamou para conversar e aponte claramente o que acha que está errado ou insatisfatório no comportamento dela.
O líder deve ouvir e mostrar compreensão, mas não deve abrir mão de conseguir da pessoa o compromisso de melhorar seu desempenho.
O feedback deve ser educador, sincero e objetivo, demostrando sempre respeito pela pessoa e um desejo claro de ajudá-la a se desenvolver para ser um vendedor melhor.