Se você já tentou vender por telefone sabe bem as dificuldades enfrentadas. Você não tem contato visual, não sabe se o seu cliente está realmente focado em você e muitas vezes você fica sem argumentos para continuar a venda. No entanto as vendas por telefone tem aumentado em todo o mundo.
É cada vez mais difícil atender um cliente presencialmente. O transito está cada vez mais tumultuado, o preço dos combustíveis faz com que o custo de uma visita fique mais caro. Portanto segue algumas dicas para implantar essa estratégia em sua empresa.
– Tenha uma meta de ligações diárias.
Procure criar metas de ligações com a sua equipe para procurar clientes no mercado. Vale lembrar que fazendo telemarketing ativo as chances do vendedor receber não podem triplicar. Então cuide de seu mindset para que isso não afete seus resultados.
– Tenha um bom banco de dados
Evite comprar banco de dados de outras empresas ou adquirir banco de dados sem segmentação. Isso só faz você ter muitos contatos desqualificados que vão aumentar sua taxa de rejeição e não venda.
– Tenha uma ótima abordagem
A abordagem inicial fará com que seu prospect tenha interesse em continuar a conversa ou não. Uma boa abordagem bem como um bom roteiro de vendas deve iniciar com uma apresentação profissional com seu nome, nome da sua empresa e a saudação. Lembre-se de falar o motivo da ligação logo no inicio da conversa e procure sempre colocar um beneficio, uma vantagem ou novidade. Pois será isso que prenderá a atenção do prospect.
– Não perca tempo nem energia com clientes sem interesse.
Uma das maiores qualidades dos vendedores é a persistência. Mas no telemarketing gastar muito tempo e energia em um cliente que não tem interesse em seu produto é um grande erro. Agradeça por te ouvir e vá para a próxima.
– Durante a abordagem inicial faça um comentário inteligente
Fazer um comentário inteligente é uma notícia boa, uma novidade ou um fato positivo sobre o seu mercado ou sobre o produto que você está vendendo. Muitos clientes são negativos e tem pessimismo elevado. Quando você fala sobre uma tendencia do mercado ou até mesmo notícias positivas que saíram em jornais ou revistas você quebra o negativismo e mostra que ainda há solução.
– Faça perguntas inteligentes para colher mais informações das dores de seu prospect
Uma das maiores habilidades de um bom vendedor é fazer as perguntas corretas. Tenha sempre um conjunto de perguntas inteligentes para que você consiga obter informações estratégicas de seu cliente. São justamente as respostas dadas a você que servirão de argumentos na hora da negociação.
– Cuidado! Preço só depois que o cliente entendeu o valor!
É muito comum durante uma abordagem de telemarketing ativo que o cliente queira saber rapidamente sobre o preço. Porém se você fala de preço antes do cliente compreender todos os atributos e benefícios do seu produto ele achará caro e não vai comprar.
Tenho certeza que seguindo essas dicas você pode melhorar seu discurso e vender mais usando telefone. Lembre-se que uma empresa que quer melhorar seus resultados em vendas deve atacar o mercado o tempo todo em todas as plataformas disponíveis. O telefone é apenas um canal a mais. Se liga!
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