Ei logista, eu quero comprar de você! Aconteceu em Anápolis-Go. Cidade que resido.
Como treinador de equipes comerciais, fico extremamente chateado e indignado com as equipes de vendas que vejo por aí.
Acredito que em alguns casos alguns empreendedores sofrem de “ataque de ego”, ou seja, montam super empresas com moveis sob medida, em local privilegiado, pagam um aluguel caríssimo, apenas para ostentar o status de “empreendedor de sucesso”. E com a cegueira causada pelo ego, não cuidam do essencial. A força motriz da empresa. As vendas! O resultado disso é trágico
A alguns meses conheci uma marca em minha cidade. Me conquistou pelo design dos produtos, o cuidado com a marca e então, motivado pelo “marketing”, fiz o primeiro contato através de uma mensagem pela fanpage da empresa. O máximo que consegui foi; “pegue o telefone e ligue”. Acabei deixando de lado.
Duas semanas atrás, fiz mais uma tentativa. Desta vez em uma das lojas físicas. Ao entrar pude perceber o total despreparo da equipe de vendas. Não me senti à vontade, a abordagem do vendedor foi fria e achei que talvez não fosse bem vindo no local. Eu realmente estava interessado no produto, portanto, pedi um cartão ao vendedor e disse que voltaria um outro momento com mais calma. Mas para a minha surpresa ele diz: “ixi, tô sem cartão”.
Eu disse:
– Não tem problema, pegue o meu cartão. Assim você pode conhecer mais sobre mim. Esse é meu número pessoal. Me adicione no whatsapp e me mande seus produtos. Tenho muito interesse em adquirir seus produtos.
Nenhum contato foi feito.
E sábado, 22/09, tentei mais uma vez.
Eu sei, não dá pra acreditar né..
O marketing da empresa é muito bem feito. Mostra um produto incrível. Então, desta vez, fui até a sede recém inaugurada da empresa.
Mas ao entrar, senti novamente que não era bem vindo. Disse que passei para conhecer a loja recém inaugurada e saber mais sobre os produtos. O vendedor disse para ficar à vontade, mas me olhando desconfiado como se eu fosse roubar algo.
Quando solicitei uma informação, mais uma péssima abordagem. Insisti falando que havia conhecido a marca a uns 3 meses e que já tinha tentado fazer negócios em 2 ocasiões mas sem sucesso.
O atendimento continuou de maneira fria, sem empolgação, sem me fazer perguntas apenas me acompanhando para assegurar que não iria pegar nada escondido…
Foi quando o dono da loja chegou!
Entrou na loja com a cara amarrada e sem tirar os óculos escuros, me olhou de cima abaixo, não me cumprimentou e foi para os fundos.
Eu desisti.
Aquela empresa não está preparada para me atender! Não vou gastar o meu dinheiro ali.
De nada adianta o marketing cumprir seu papel de levar o cliente até a loja, se não existe vendedores/atendentes que honrem a marca.
Vai por mim, treine sua equipe de vendas! Um vendedor sem treinamento DESvende sua empresa.
#BoraVender #JandersonSantos