Quando falamos de mercado para público feminino é comum nos lembrarmos do mercado da moda, da estética e da beleza. Mas hoje, mercados com produtos que antes eram exclusivamente focados no público masculino passaram a se interessar no universo feminino e a criar campanhas exclusivas.
É o exemplo das cervejeiras e das empresas de artigos esportivos.
Nos últimos anos pudemos notar como as campanhas publicitarias que envolvem marcas de bebidas mudaram. Estão aos poucos substituindo a figura da garçonete de biquini cavado, pela mulher empoderada e consumidora.
Veja o exemplo no vídeo abaixo
Em Bebidas Alcoólicas, a penetração no mercado entre mulheres e homens é quase a mesma, diferindo apenas o gasto e a frequência de compra, que são mais baixos entre elas.
Outro mercado que passou a dar atenção para as mulheres foi o dos produtos de materiais esportivos. Analistas dizem que o mundo dos artigos esportivos permanecia principalmente concentrado e controlado por homens, um consequência da falta de foco no mercado feminino que durava décadas e mantinha a diferença de gêneros mesmo nos esportes modernos. Porém empresas visionarias como a Adidas e Nike já criaram uma divisão exclusiva para mulheres que vai muito além de pintar de rosa ou roxo seus modelos.
“Grandes empresas estão vendo que o público está mais que pronto para vestir roupas não apenas roxo e rosa, nem pequenas e curtas, mas funcionais e apropriadas para atletas e meninas de todo os tipos e estilos”, afirma Judy Vredenburgh, presidente da Girls Inc..
Segundo fontes do IBGE, nos últimos anos as mulheres vem investindo mais que os homens na formação acadêmica (16,5% vs. 12,5%) e tiveram maior crescimento maior crescimento salarial (+7,5% vs. +6,8%), mesmo que ainda ganhem menos.
A tendencia é que nos próximos anos a mulher supere o potencial de compra masculino. Portanto as marcas e empresas que focarem nesse mercado vão poder lucrar muito mais.
Janderson Santos é especialista em vendas e motivação de equipes comerciais, possui graduação em administração e mba em marketing e vendas