Sua empresa pode ter um excelente produto, uma equipe magnífica, layout moderno, mas sem uma equipe de vendas eficiente, seu resultado será um desastre. Afinal de contas, é por meio das vendas que o empreendedor irá colocar seus produtos à prova no mercado e, consequentemente, gerar receita para que a sua empresa cresça e conquiste um bom posicionamento em seu nicho de atuação.
Deste modo, de nada adianta ter um ótimo background e não ser capaz de comercializar seus produtos ou serviços com o seu público-alvo. Em outras palavras, sem vendas, sem lucro, e sem lucro é impossível dar continuidade no negócio. Sendo assim selecionei cinco passos cruciais para que sua equipe seja mais eficiente nas vendas.
1 – Não ignore o planejamento
O primeiro passo para atingir a alta performance nas vendas e melhorar a produtividade de sua equipe de vendas é revisar seu planejamento. É comum ver equipes inteiras agindo sem planejamento e falhando grosseiramente com seus clientes.
O planejamento deve ser entendido como uma etapa estratégica que deve incluir uma série de procedimentos padrões a serem adotados com os clientes e ao mesmo tempo a criação de métricas adequadas para o monitoramento da produtividade da força de vendas.
Sem métricas é impossível mensurar resultados e a eficiência de seus resultados.
2 – Foque no trabalho em equipe
Um time de vendas forte e integrado são as maiores armar contra a concorrência. Para tanto, o gestor deve trabalhar para profissionalizar a equipe que será encarregada das vendas e da condução dos processos da área, uma vez que, a partir do momento em que a empresa cresce, os desafios aumentam e sem uma equipe bem treinada sua lucratividade estará em risco.
Vale lembra ainda que o gestor de vendas deve cuidar muito bem da contratação. Evite contratar apenas por amizade, indicação ou até mesmo parentesco. Vendedores devem ser considerados, pessoas especializadas que precisam estar aptas para desenvolver uma função cujo o cotidiano é repleto de desafios.
3 – Integre a equipe de vendas com as outras áreas da empresa
Integrar seu time de vendas com as outras áreas da empresa só só traz ganhos para os vendedores, visto que, a partir de uma visão holística da empresa, eles podem absorver conhecimentos valiosos de outras áreas e, assim, favorecer a conquista de novos clientes e o crescimento da companhia como um todo.
Um vendedor que, por exemplo, amplia seu know-how com conhecimentos de marketing e atendimento, tem muito mais chances de converter novas vendas do que um profissional sempre preso as mesmas técnicas e visão.
4 – Crie um programa de treinamento
Poucos fatores são tão prejudiciais para um departamento de vendas do que a falta de treinamentos e de atualização. Uma equipe de vendas sem treinamento é capaz de desvender a imagem da sua empresa. Nunca o comportamento do consumidor mudou tanto quanto nos últimos anos e por isso é fundamental melhorar e aprender novos métodos e metodologias de vendas. Lembre-se os perfis de consumo são dinâmicos e o vendedor precisa estar preparado e sempre atualizado para as mudanças do mercado.
5 – Cuidado com metas irreais e inatingíveis
Se você quer se seu time de vendas seja realmente forte você precisará definir metas realistas e claras para seus colaboradores. Tais metas não podem ser nem ilusórias – pois só irão desmotivar sua equipe – nem pautadas por uma régua muito baixa – pois você pode acomodar o time.
Lembre-se que querer que seu time venda mais, não traduz nenhuma meta. Isso é apenas um desejo vago. Como gestor você precisa ser direto e preciso, informando uma meta concreta e claro, mensurável.
Lembre-se que muito do sucesso de sua equipe depende de como você, líder e gestor, lidera seu time. Parafraseando meu amigo e mentor Edílson Lopes, “Quando um líder senta, a equipe deita”.