Se você vende algum produto ou simplesmente quer aumentar a capacidade de persuadir e influenciar aprenda a utilizar essas palavras! Janderson Santos trás uma lista com as 20 palavras mais vendedoras do mundo. Tá esperando o quê para aumentar suas vendas? confira
1.NOME: O nome é o som mais doce para uma pessoa. Quer vender mais? Pronuncie o nome do cliente com um tom de veludo vocal e sorrindo com os olhos.
2. DIMINUIR/ELIMINAR/EVITAR: Segundo pesquisa essas 3 palavras estão em segundo lugar no topo das mais vendedoras de todos os tempos. Não importa o que você vende, diga ao cliente: – Meu produto elimina os atritos em até 17%…Ele diminui os índices de refugo e sucata em 9%…Este mecanismo evita as perdas com eletricidade…Meu serviço elimina suas dores de cabeça na área de…Levante o problema do cliente e diga a seguir: – Para evitar isso é que eu estou aqui. Afinal, você é um detetive de necessidades e um apresentador de alternativas de soluções.
3. COMO: Quero lhe mostrar como o senhor poderá diminuir seus gastos com limpezas em 97%…como reduzir custos administrativos…Vou lhe mostrar como você poderá aumentar suas chances de…Como o senhor quer fazer o pagamento: boleto bancário ou cheque?
4. MAIS: – Se o Senhor juntar a qualidade desse produto, mais o tempo que essa marca está no mercado, mais as condições de pagamento, verá que o preço é justo.
5. RESULTADO: Diga ao cliente: – Esses são os resultados que seu concorrente conseguiu em 5 semanas…As pessoas adquirem esse produto/serviço por causa de 3 resultados que são…Eu não sou um vendedor de produtos, eu sou um gerador de resultados…Nossa empresa não vive de vendas, vive da satisfação dos resultados de nossos clientes…
6. COMPROVADO: Para convencer lembre-se de usar a palavra comprovado. ex. Esse é um produto de resultados comprovados…Os efeitos do que estou lhe dizendo podem ser comprovados por esse laboratório suíço…Os releases destes jornais, esses gráficos, as estatísticas e esses testemunhais comprovam o que lhe afirmei…
7. IMAGINE: Uma das mais poderosas armas de vendas. Quando um cliente imagina algo ele se coloca como dono do produto. Então, use a palavra “imagine” para vender: Ex. imagine os resultados que conseguirá com este meu produto/serviço, imagine a ausência deste problema que solucionaremos, imagine que a mercadoria não custa nada, pois se paga por si só, imagine os elogios que receberá por ter tomado essa decisão…
8. RETORNO: …O retorno que o senhor terá deste investimento virá em suas mãos em menos de 7 semanas…Esse meu serviço retorna para o senhor em forma de liquidez, rentabilidade e lucratividade imediata…
9. NOVO: Tudo que é novo tende a chamar a atenção, suscitar curiosidade. Então, abuse da palavra: – Este é um novo produto para se conseguir esse resultado…É um novo conceito para transformar novidades em soluções…É uma nova maneira para acabarmos com esse problema…
10. MERECE: O Senhor merece o melhor é por isso que esse produto é para o senhor!
11. FÁCIL: – Demonstre o que você vende e comente: – …fácil manuseio…fácil manutenção…fácil utilização no dia a dia…fácil de operar…fácil retorno do investimento…fácil revenda…
12. VITAL:…Vital é um adjetivo de forte significado linguístico que, por não ser apelativo, produz um efeito que outros adjetivos não conseguem. Diga, então: – Vital importância para sua empresa…é um serviço de retorno vital para o desempenho de seu fluxo de caixa… é um benefício vital para sua organização…
13. CONFIANÇA: Vender é agregar valor de confiança: confiança em você, em sua empresa e, depois, em seus produtos/serviços. Por isso, diga: – Nós temos um livro de clientes satisfeitos e eles fazem negócios conosco por causa da confiança que…A confiança que os clientes tem nesse produto nasceu por causa de três fatos interessantes…
14. SUCESSO: Ex. Esse meu produto/serviço lhe dá sucesso comprovado em produtividade, competitividade e lucratividade. Com essa nova máquina o senhor terá uma empresa mais produtiva, competitiva e lucrativa. Sucesso hoje é ser produtivo para ser competitivo e ser competitivo para ser lucrativo, o senhor concorda?…Meu produto tem o preço do sucesso…Esse não é um sapato, é o sucesso em forma de calçado…
15. ECONOMIA: Experimente argumentar com um cliente que acabou de afirmar que alarmes eletrônicos são caros: – Senhor Souza, pense na economia que fará com mão de obra difícil, na economia de aborrecimentos com assaltos insolúveis, no fato de os ladrões evitarem lojas protegidas eletronicamente, na economia com estresse e….
16. TAMBÉM: É uma das mais poderosas palavrinhas para se criar empatia e relacionamento sinérgico com o cliente. Serve em todos os tipos de vendas e situações. Se o cliente disser que o preço está alto, fale: – Então, o senhor também gosta de bons produtos com preços baixos? Se ele disser que o prazo de entregas é demorado, enfatize: – O senhor também gosta de prazos curtos como eu?…Bem, até aí você não vendeu, mas deixou claro na mente do cliente que você tem os mesmos sentimentos dele. Lembre-se: antes da persuasão, vem a empatia, pois vender é transferência de sentimentos.
17. CONFORTO: Não economize essa palavra. Argumente sempre: – Meu serviço lhe dará o conforto na área de…Esse sapato é mais que durável, resistente e bonito, ele lhe dará conforto nos pés enquanto anda…Nosso serviço lhe dará o benefício do conforto porque…
18. DESCONTO: Em muitas áreas, vender ainda é atrair pelo preço baixo, conseguir prestígio pelo preço alto e vender pelo preço intermediário. Há uma atração incrível em vendas quando você diz a um cliente prospectivo: – Eu vou brigar por um desconto para o senhor…
19. CONCORDA: É uma palavra tão poderosa, mas tão esquecida, que quase ninguém a usa como recurso de venda. Para vender mais deixe o cliente falar, mas é preciso que você o escute ativamente. Para isso, apresente um benefício interessante, seguido de uma pergunta de concordância, assim: – Conseguir os mesmos resultados com uma peça que lhe dá o triplo de durabilidade e metade dos custos de manutenção é um bom negócio, concorda? Uma gravata como essa que combina com elegância máxima e preço mínimo faz bem à saúde do bolso, concorda? Faça um silêncio empático, ouça a resposta ativamente e prossiga como um diagnosticador de problemas e gerador de soluções.
20. POSSO: Ex. Posso lhe dizer como aumentar seu faturamento em 17% na área tal e já no segundo bimestre? Posso lhe contar como seus concorrentes estão ganhando pontos no mercado? Vender é ainda solicitar o pedido, portanto, abuse do posso: – Posso encomendar duas peças para começar? Posso lhe entregar segunda pela manhã ou terça pela tarde?
CONFIRA O VÍDEO COM AS FRASES.
Anote essas palavras em um pedacinho de papel e na hora do atendimente veja a palavra e crie a frase. Em pouco tempo essas palavras farão parte de seu vocabulario de forma automática!
Boas vendas.
Janderson Santos é palestrante nas áreas de vendas e motivação.
www.jandersonsantos.com.br