Entender o lado humano dos consumidores por meio de estudos de antropologia digital é o primeiro e mais importante passo do marketing centrado no ser humano Também é relevante revelar o lado humano de marcas que possam atrair consumidores.
De acordo com Stephen Sampson, no livro Líderes sem cargos, os líderes horizontais (aquela que aproxima as pessoas e ainda proporciona uma maior integração entre líderes e liderados, fazendo com que o clima organizacional seja melhor e propício ao desenvolvimento das atividades) tem seis atributos humanos capazes de cativar outras pessoas, ainda que não tenham autoridade sobre elas: fisicalidade, intelectualidade, sociabilidade, emocionalidade, personalidade e moralidade. Esses seis atributos constituem o tipo de ser humano completo que costuma se tornar um modelo. As marcas que desejam influenciar os consumidores como amigos sem subjugá-los devem possuir esses seis atributos humanos.
Fisicalidade – Uma pessoa que é vista como fisicamente atraente costuma exercer forte influencia sobre as demais. Assim, as marcas que pretendem ter influencia sobre seus clientes dever ter atrativos físicos que as tornem únicas, embora não perfeitas. Esses atrativos podem vir de suas identidades de marca, como logotipos dinâmicos e flexíveis, design de produto atraente ou um projeto sólido de experiencia do cliente.
Intelectualidade – É a capacidade humana de acumular conhecimentos, pensar e gerar ideias. Marcas com intelectualidade forte são inovadoras e capazes de lançar produtos e serviços que ainda não haviam sido imaginados por outras marcas nem pelos consumidores.
Sociabilidade – Uma pessoa com forte sociabilidade sente confiança ao se envolver com outras, demonstrando boas habilidades de comunicação verbal e não verbal. De forma semelhante, marcas com essa característica não temem conversar com seus consumidores. Elas escutam seus clientes, bem como as conversas entre eles.
Emocionalidade – Pessoas capazes de se conectar emocionalmente com outras para induzir suas ações são influenciadores bem poderosos. Marcas que evocam emoções podem induzir ações favoráveis dos consumidores. Elas se conectam com os clientes em um nível emocional com mensagens inspiradoras. Às vezes, essas marcas também se conectam com eles exibindo seu lado bem-humorado.
Personalidade – Pessoas com personalidade forte têm autoconsciência. Elas tem noção daquilo em que são muito boas, enquanto admitem que ainda tem muito a aprender. Mostram autoconfiança e automotivação para se aperfeiçoarem. De forma semelhante, marcas com personalidade marcante sabem exatamente o que representam – sua razão de ser. Mas essas marcas tampouco tem medo de mostrar suas falhas e assumir plena responsabilidade por suas ações.
Moralidade – Moralidade envolve ser ético e ter integridade sólida. Uma pessoa com caráter moral positivo tem a capacidade de saber a diferença entre o certo e errado. Mais importante, tem a coragem de fazer a coisa certa. Da mesma forma, marcas dotadas de moralidade são movidas por valores. Elas asseguram que fatores éticos adequados se tornem parte fundamental de todas as decisões de negócios.
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