Ser vendedor não é apenas conversar com clientes e buscar o fechamento da venda. Os vendedores tem responsabilidades que vão além de simplesmente tirar o pedido. Nesse artigo mostro quais as principais responsabilidades de sua profissão.
– Cuidar e preservar a imagem da empresa.
– O vendedor é o responsável no relacionamento Empresa x Cliente, por todos os clientes que atende.
– Alcançar objetivos mensais e anuais de vendas estabelecidos, bem como acompanhar o trabalho de merchandising e de cobrança da sua carteira de clientes
– Visitar todos os clientes predeterminados e sob sua responsabilidade, de acordo com as necessidades e frequência de visitas estabelecidas para cada um deles
– Executar todas as visitas programadas, visando a máxima exploração do potencial de cada cliente.
– Efetuar atividades de merchandising, crédito e cobrança de sua carteira de clientes, de acordo com as necessidades de cada setor.
– Desenvolver um relacionamento comercial de alto nível com todos os clientes. Esse relacionamento deverá ser orientado no sentido de manter sempre uma clara imagem da empresa.
– Estar sempre atualizado com relação ao mercado, estudando os novos produtos e a atuação da concorrência.
– Entender e estar disposto a resolver as necessidades do cliente, indicando produtos e serviços da própria empresa.
– Conhecer todos os produtos e serviços da empresa e como eles são uteis para o cliente.
– Conhecer os diferenciais da empresa e do produto em relação a concorrência.
– Conhecer todas as formas de pagamentos da empresa.
– Seguir as normas e regulamentos da empresa, agindo com ética e responsabilidade.
E você acha que ainda falta alguma responsabilidade que não foi listada aqui? Escreva nos comentários.