Todos os especialistas em evolução são unanimes em dizer que o ser humano é uma espécie que só sobreviveu ao longo dos anos devido sua incrível capacidade de se adaptar as mudanças e criar estratégias e maneiras para suportar a fome, frio, calor e doenças.
Nós somos capazes de nos adaptar as coisas positivas e também as coisas negativas.
A capacidade de adaptação é uma incrível qualidade dos profissionais que possuem performance máxima e significa ser capaz de criar maneiras para superar uma dificuldade.
O problema é que alguns profissionais ao invés de se adaptarem, acabam se acostumando. E quando você se acostuma, você paralisa sua energia na busca de soluções.
Lembro-me de uma famosa história do vendedor que encontrou um bode na rua.
Um vendedor viu o animal na rua, ficou com dó e levou para a casa. Quando a esposa chegou e viu o bode no meio da sala. Disse.. mas o que que é isso? O vendedor então disse que seria só uma noite. Deu comida e água para o animal.
A manhã seguinte amanheceu chuvosa e o vendedor mais uma vez com dó de abandonar o animal na rua, deixou mais um dia.
Para resumir a história, depois de uma semana, o animal já fazia parte da família. Todos já tinham se acostumado e inclusive já tinha dado um nome.
Tem muitos profissionais exatamente assim. Possuem problemas e ao invés de usar energia pensando em como sair do problema, preferem gastar energia tentando se acostumar com o problema.
Profissionais excepcionais e de máxima performance se adaptam. Profissionais medíocres se acostumam. E todos aqueles que se acostumam, não são dignos de receber do universo uma vida plena e abundante.