Eram aproximadamente 20:45 de uma noite fria no bairro Morumbi em São Paulo. Após um dia todo, repleto de treinamento no hotel Blue Tree, eu e mais vinte amigos decidimos nos confraternizar em um pequeno barzinho próximo do local. Ignoramos completamente o shopping Morumbi em frente ao hotel, pois queríamos algo informal e despojado.
Um dos amigos logo puxou a fila e nos dirigimos a aproximadamente 3 quadras dali. Fomos andando e conversando. Chegamos ao local às 20:55.
Um garçom limpava as mesas e outro atrás do balcão conversava com alguns poucos clientes que ainda permaneciam no local. O garçom ao nos ver chegando, arregalou os olhos e disparou:
– Não pode entrar, já estamos fechando! Fechamos às 21 horas.
Tentamos argumentar que ignoramos o shopping em frente ao hotel que estávamos, andamos quase 800 metros para “curtir” o barzinho. Mas não teve jeito.
– Mas meu amigo, somos 21 pessoas! Acredito que vão ter um bom consumo conosco.
O garçom simplesmente balançou a cabeça como se dissesse. Isso não é problema meu.
Já estávamos chateados quando um dos amigos perguntou:
– O dono está por aí. Gostaria de argumentar com ele.
Mas o garçom respondeu:
– Não! Ele não vem no sábado.
Saímos de lá e voltamos para o shopping. Escolhemos um lugar para acomodar todos os amigos e após quase 90 minutos pagamos uma conta de quase R$ 1100,00 Reais.
Onde está a crise hoje no mercado?
Quando você diz para o mercado que não é flexível, que não se preocupa com os problemas de seus clientes, quando acha que só a sua empresa tem razão, você potencializa os efeitos da crise.
Agradeça seu cliente por ter te escolhido entre tantas opções disponíveis. O cliente sempre terá opções mais baratas ou mais caras, mais cômodas e até mais fáceis para ele. Mas, se ele te escolheu, merece um super atendimento.
Líder, não trate sua empresa com desdenho e não terceirize a responsabilidade de uma gestão. Lembre-se “quando um líder senta, a equipe deita” Edílson Lopes
Claro que não estou discutindo horário de atendimento, regras internas ou outras coisas do gênero. Estou te ajudando a refletir sobre o seu papel como líder e gestor. Uma empresa que desvende seus serviços, nunca irá permanecer muito tempo no mercado.
Até a próxima!
Janderson Santos
Palestrante especialista em vendas e motivação de equipes comerciais.